• Sobre a Revista
  • Editorial E&S
  • Artigos
    • Análise de Conjuntura
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Educação
      • Edição atual
      • Edições anteriores
    • Gestão
      • Edição atual
      • Edições anteriores
  • Colunistas
    • Colunas
  • Mídias
    • Entrevistas
    • Séries
  • Contato
EntrarCadastre-se
Entrevistas

Brasil enfrenta o greening para manter a liderança na exportação de suco de laranja

23 de abril de 2024

2 min de leitura

Quase todo o suco de laranja consumido hoje no mundo é produzido no Brasil.  O país é o maior produtor da fruta e é líder em exportação do suco, com destaque para São Paulo. Especialista em citricultura, o engenheiro agrônomo e consultor Gilberto Tozatti conta, na entrevista deste mês da Revista Estratégias e Soluções, da Editora Pecege, que a indústria que processa a fruta e seus subprodutos (substâncias extraídas da laranja) vem crescendo ainda mais no país.

“Quando você entra no supermercado, por exemplo, a maior parte dos alimentos tem alguma coisa relacionada à citricultura.” Mas o setor tem um importante desafio pela frente: vencer a batalha contra o greening, doença sistêmica causada por um inseto que já devastou pomares nos Estados Unidos e no México. Para saber mais sobre o assunto, vale a pena assistir ao bate-papo entre Tozatti – integrante do Grupo de Consultores em Citros (Gconci) – e a apresentadora Soraia Fessel (clique no vídeo).

No Brasil, 70% das laranjas produzidas vão para a indústria de suco, e 30%, para o mercado de frutas frescas. A grande maioria da produção vem do chamado cinturão citrícola, que engloba o Estado de São Paulo (80%) e parte do triângulo mineiro. Outros polos ficam na Bahia, Sergipe, Paraná e Goiás.

Uma doença sistêmica chamada greening, grande ameaça à citricultura mundial, tem desafiado os produtores e especialistas, pois vai reduzindo, aos poucos, a capacidade produtiva da planta. A doença é causada por uma bactéria transmitida por um inseto chamado psilídeo.

“Seria necessário controlar o vetor, mas é difícil, assim como acontece com o mosquito [transmissor] da dengue”, explica o consultor Gilberto Tozatti. “Têm-se investido milhões de dólares nos Estados Unidos e no Brasil em pesquisas para tentar controlar essa doença”, conta.

Em função disso começaram a surgir diversos projetos de plantio de laranja em outros estados, em regiões mais isoladas e com menos casos da doença. “O Brasil tem uma condição climática e geográfica mais favorável”, afirma ele. Com isso, é possível espaçar mais um pomar do outro e mitigar a transmissão.  

Segundo Tozatti, as produções da Flórida (EUA), que já foi líder do setor, e do México foram praticamente aniquiladas pelo greening. Por isso, ele acredita que o Brasil “tem uma oportunidade fantástica para o agronegócio [preenchendo esse vácuo]”.

Essa indústria representa muitas divisas e oportunidades de emprego para o país. Mas, para manter o nível atual da produção (1 milhão de toneladas de suco exportadas) e suprir a demanda mundial, Tozatti alerta que o Brasil precisa investir mais no combate ao greening e no plantio de novos pomares.

Sobre o entrevistado

Gilberto Tozatti é engenheiro agrônomo, especialista em citricultura e consultor, integrante do Grupo de Consultores em Citros (Gconci). É professor convidado dos cursos de MBA USP/Esalq em Agronegócios e em Gestão Escolar, operacionalizados pelo Pecege, e da especialização em Solos e Nutrição de Plantas da Sollo Agro, da USP/Esalq.

Quem editou este artigo

Foto do Colunista

Renata de Gaspari Valdejão Almeida

Created with Sketch. Created with Sketch.

Você também pode gostar

Edição atualGestão
Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis

16 de junho de 2025

DOI: 10.22167/2675-6528-2024066E&S 2025, 6: e2024066 Vanderson de Oliveira Arrais e Rodolfo Ribeiro Em países de grandes dimensões, como o Brasil, o trans...

Luiz Eduardo Giovanelli
Edições anterioresGestão
Simulação de regimes tributários: Simples Nacional x Lucro Presumido

Simulação de regimes tributários: Simples Nacional x Lucro Presumido

10 de fevereiro de 2023

DOI: 10.22167/2675-6528-20230007E&S 2023,4: e20230007 Manuella Brandl Barbosa de Freitas e Matheus da Costa Gomes Na atual conjuntura do país, com enorme c...

Edson Mota
Entrevistas
Brasil já vive no futuro da transição energética

Brasil já vive no futuro da transição energética

28 de março de 2024

Enquanto a maior parte da matriz energética mundial ainda é fóssil, 44% das fontes de energia brasileiras são renováveis Já pensou em ter um carro movido...

Renata de Gaspari Valdejão Almeida
Edições anterioresGestão
Gerenciamento de risco no agronegócio: estratégias de <i>hedge</i> para o produtor rural

Gerenciamento de risco no agronegócio: estratégias de hedge para o produtor rural

15 de maio de 2024

DOI: 10.22167/2675-6528-20230065E&S 2024, 5: e20230065 Antônio Costa Ferreira Neto; Rodrigo Marques Nascimento; Lucas da Costa Santos Desde o início das c...

Luiz Eduardo Giovanelli

Mais recentes

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda
Séries

Identidade Pecege – Episódio 2: Daniel Sonoda

<i>Gap</i> digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?
Entrevistas

Gap digital: Brasil está preparado para a revolução tecnológica?

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis
Edição atualGestão

Processo de hierarquização de projetos de cargas indivisíveis

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba indicações de conteúdos e fique por dentro das novidades sobre gestão, liderança e carreira com a Revista E&S

Logo Revista E&S

Revista de caráter técnico-científico que visa publicar artigos inovadores de excelência, abordando estratégias e soluções nas áreas de gestão e educação.

Created with Sketch.

Onde estamos

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP - 13.414-157

Tel: (19) 3377 0937

E-mail: esrevista@pecege.com

Acesso Rápido

  • Editorial E&S
  • Sobre a Revista
  • Colunistas
  • Artigos
  • Contato
Patrocínio
Apoio

Parceiros

Revista E&S - Todos os direitos reservados - Copyright © 2025 · Criado por Pecege