Sobre a Revista
A revista Estratégias e Soluções (E&S) é uma publicação seriada, de fluxo contínuo, não periódica, vinculada ao Pecege. Tem caráter técnico-científico e propósito de orientação e informação. Ademais, possui ampla abrangência, buscando levar ao seu público-alvo artigos inovadores e de excelente qualidade nas áreas de gestão e educação. Aceitam-se colaborações nacionais e internacionais e incentiva-se a pluralidade de abordagens e perspectivas. O público-alvo compreende instituições de pesquisa, universidades, produtores rurais, empresários, consultores, gestores e demais interessados nos temas propostos pela revista.
Do ponto de vista da execução, cada edição da E&S possui de um a três editores-técnicos, que são responsáveis pelo conteúdo da publicação, pela seleção dos autores dos artigos e pela preparação das pautas da revista. O enfoque de cada edição é prerrogativa do editor-técnico, podendo a Comissão Editorial de Publicações reavaliar e sugerir novo enfoque, visando sempre à difusão de conhecimentos e tecnologias.
Os artigos da E&S devem ser oriundos de resultados de pesquisas que possibilitem aplicações diretas. Permite-se a condensação de informações técnico-científicas como revisão de literatura atualizada de forma criteriosa.
COMPETÊNCIA
As publicações da E&S são regidas pelas determinações do Conselho Editorial, que tem como membros profissionais das áreas técnica e de produção editorial do Pecege. A E&S reserva-se o direito de não incluir artigos que, após rastreamento eletrônico antiplágio, estejam inadequados.
EXPEDIENTE EDITORIAL
EDITOR CHEFE
Daniel Yokoyama Sonoda – Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
CONSELHO EDITORIAL
Alexandre Barreto de Almeida – Harfsen Research, Piracicaba, SP, Brasil.
Ana Paula Dario Zocca – Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
Antonio Cesar Amaru Maximiano – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, São Paulo, SP, Brasil.
João Adolfo de Rezende Ponchio – ESALQTEC, Piracicaba, SP, Brasil.
Joaquim Henrique da Cunha Filho – WBGI e Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
José Eurico Possebon Cyrino – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP, Piracicaba, SP, Brasil.
José Eduardo Soriano – WBGI e Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
Marcos Milan – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP, Piracicaba, SP, Brasil.
Ricardo Harbs – Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Faculdade Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
EDITORES ASSISTENTES
Renata Valdejão Almeida – Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
Luiz Eduardo Giovanelli – Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege, Piracicaba, SP, Brasil.
EQUIPE TÉCNICA
Bibliotecário – Felipe Mussarelli
Jornalista – Soraia Fessel
Produção Editorial – Renata Valdejão Almeida e Luiz Eduardo Giovanelli
Produção e design gráfico – Ana Paula Mendes Vidal Negreiros
Revisão de texto – Laura Fedrizzi Salere
POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA
Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), visando incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos que qualquer aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações deve ser referenciada de maneira explícita; e a revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores deverá ser devidamente citada. A aprovação final do artigo será feita pelos editores e pelo Conselho Editorial.
POLÍTICA EDITORIAL
Os artigos originais submetidos à Comissão Editorial da revista são analisados com rigoroso sistema de avaliação triplamente anônima, segundo as regras prevalentes de avaliação de artigos científicos. Nenhum manuscrito é aceito pela E&S até que seja analisado pelo Editor ou por um dos Editores Associados e pelo menos dois revisores, que sejam especialistas em seus respectivos campos.
Os manuscritos e as análises de conjuntura são julgados quanto a: contribuição, abordagem de estratégia e apresentação de soluções nas áreas de gestão e educação. Além disso, também são analisadas a clareza, a organização, a compreensibilidade e a didática. O manuscrito deve ser redigido de forma interessante e legível para ambos os tipos de leitores, profissionais de mercado e acadêmicos. Além disso, devem ser elaborados segundo as normas descritas a seguir.
APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
Os originais devem ser redigidos em linguagem concisa, formal e impessoal, em fonte Times New Roman tamanho 12; espaçamento 1,5 linhas e parágrafos automáticos aos 1,25 cm; texto justificado, em formato A4 (21,0 x 29,7cm), com todas as margens de 2,5 cm. Não devem ser usados recursos de processamento de texto automatizados. O texto deve ser organizado em parágrafos autocontidos. Textos organizados em frases soltas não serão aceitos para consideração pela E&S.
Artigos originais e as análises de conjuntura submetidos à E&S devem ser gerados em processador de texto compatível com a plataforma MSWord, contendo máximo de 3.000 palavras, sem identificação dos autores. Tabelas e quadros devem ser gerados com a ferramenta “Tabela” do MS Word® ou MS Excel®. Fotografias devem discriminar o crédito ao autor e ser apresentadas como arquivo “Portable Network Graphics [PNG]”, ou “Joint Photografic Experts Group [JPEG]”, ou ainda “Tagged Image File Format [TIFF]”, resolução mínima de 600 DPI. O uso de fotos de pessoas identificáveis só será permitido mediante apresentação de documento de Autorização de Uso de Imagem, devidamente assinada; Figuras devem ser apresentadas como arquivo “Portable Network Graphics [PNG]”, ou “Joint Photografic Experts Group [JPEG]”, ou ainda “Tagged Image File Format [TIFF]”, resolução mínima de 600 DPI e, no caso de serem reproduzidas de outras publicações, discriminarem o crédito completo e, quando necessário, um certificado de autorização do uso da figura. É estritamente vedada a inserção na íntegra de leis, decretos, instruções normativas, portarias, etc. no corpo do artigo. As referências devem seguir o modelo Vancouver. Destaca-se que o número máximo de autores permitidos por original é de cinco (5).
Submissão dos artigos
A submissão dos artigos devem ser acompanhadas da folha de rosto (em word) e da carta de submissão devidamente assinada pelo autor (em pdf) juntamente com o documento do artigo (em word) e as figuras e tabelas em arquivo separado no formato editável. Os documentos devem ser enviados para esrevista@pecege.com
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Havendo dúvida, consulte-nos por e-mail (esrevista@pecege.com).
Realização
Pecege
Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 Bairro Santa Rosa, Piracicaba, SP – 13.414-157
Tel: (19) 3377 0937
Revista E&S, Piracicaba, SP, Brasil. e-ISSN: 2675-6528
Esta revista está licenciada sob Creative Commons Attribution 4.0 International license